terça-feira, 26 de março de 2013

ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS-PELE.


Antes de tudo, lave as mãos

A primeira coisa a fazer é deixar as mãos limpas. "Como elas serão usadas para enxaguar e aplicar sabonete e outros produtos, é essencial que estejam livres de bactérias para não contaminar o rosto", explica o dermatologista Carlos Miranda, diretor da clínica A Nova Estética, em Belo Horizonte. Capriche na tarefa: passe sabonete, esfregue uma mão na outra e tire todo o sabão - a fórmula usada nas mãos é muito agressiva para a pele do rosto.
Água muito quente saindo da torneira - Foto: Getty Images

Verifique a temperatura da água

De acordo com Carlos Miranda, o ideal é sempre usar a água em uma temperatura natural ou, em dias frios, levemente aquecida. "A água muito quente, apesar de mais confortável, deixa a pele mais ressecada e desidratada", afirma o dermatologista. Para combater o ressecamento, as glândulas da pele produzem ainda mais óleo, deixando a pele oleosa demais.

Já a água muito fria provoca um choque térmico na pele, ou seja, causa constrição dos vasos. "Em médio prazo, esse choque pode provocar alterações róseas na estrutura da pele", diz o especialista.  
Pessoa colocando sabonete líquido nas mãos - Foto: Getty Images

Acerte na quantidade de sabão

Geralmente, as fórmulas de sabonete para o rosto são mais suaves e eles não fazem tanta espuma. Não se preocupe com isso, a dose ideal de sabonete líquido deve ser suficiente para espalhar por toda a pele, incluindo a região abaixo do pescoço. Se o sabonete for em barra, faça a espuma nas mãos e vá aplicado no rosto, sem se preocupar em fazer sabão. Para escolher o tipo de sabonete ideal para a sua pele, veja as dicas do dermatologista Carlos Miranda:

- Pele normal a mista: procure um sabonete neutro e que hidrate e tonifique a pele. Pode conter extrato de hamamélis e alantoína;
- Pele oleosa: use um sabonete com substâncias mais secantes ou adstringentes, como o própolis;
Pele seca: prefira produtos mais nutritivos, que hidratam e não fazem muita espuma, como à base de lanolina e óleo de amêndoas.
Mulher lavando o rosto - Foto: Getty Images

Massageie o rosto

Em vez de esfregar a pele com o sabão, faça uma massagem. "A pele do rosto é muito sensível", afirma a dermatologista Cristina Graneiro, da clínica La Liq, no Rio de Janeiro. ?Dependendo da intensidade e da força que você usa para esfregá-la, poodem surgir pequenos ferimentos, arranhões ou um rompimento das fibras de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação à pele.?

Uma massagem suave, feita com as pontas dos dedos, pode estimular a circulação local, melhorando a nutrição das células da pele. "Só tome cuidado com a duração dos movimentos, o estímulo exagerado também pode levar ao aumento da oleosidade", adverte Cristina, que recomenda não passar de cinco minutos.  
Bucha vegetal e sabonete - Foto: Getty Images

Passe bucha vegetal

A bucha faz uma esfoliação suave da pele, removendo impurezas e células mortas. "Cuidado apenas para não usá-la com muita agressividade e machucar a pele", afirma Cristina Graneiro. Além disso, evite passar a bucha sempre - usar duas ou três vezes por semana já é suficiente e não desgasta demais a pele - quando ela é muito estimulada, a oleosidade aumenta e os poros podem se obstruir.  
Homem jogando água no rosto - Foto: Getty Images

Enxague com atenção

É comum se esquecer de enxaguar direito algumas partes do rosto. "A área dos olhos, principalmente entre as mulheres, costuma acumular maquiagem e precisa de atenção especial", diz a dermatologista Cristina. Ela conta que a região próxima ao couro cabeludo também costuma ficar esquecida, com acúmulo de resquícios de sabão, que podem deixar a pele irritada e ressecada.  
Mulher passando água fria no rosto - Foto: Getty Images

Finalize com água fria

Enxaguar com água fria no final ajuda a deixar os poros mais fechados. "Isso acontece porque a baixa temperatura leva à constrição dos vasos (vasoconstrição)", afirma Cristina Graneiro. Mas não é preciso exagerar na mudança de temperatura da água para não provocar um choque térmico muito agressivo à pele.  
Homem secando o rosto com toalha - Foto: Getty  Images

Seque com cuidado

Use uma toalha limpa (de preferência uma que você use apenas para secar o rosto) e não arraste ou esfregue na pele. "A melhor maneira de secar é pressionando a toalha levemente contra o rosto, para absorver o excesso de água sem irritar a pele", recomenda a dermatologista Cristina.  
STRESS PREJUDICA A PELE,O FEO PREJUDICA AINDA MAIS PELA CONSTANTE ADRENALINA NA CORRENTE SANGUÍNEA ETC,OS CUIDADOS TEM QUE SER DIÁRIOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário